“CONSPIRAÇÃO CONTRA A AMÉRICA” Opinião | 11/06/2020 08:00


“O medo preside estas memórias, um medo perpétuo. Toda a infância, é claro, tem os seus terrores, mas pergunto-me se não teria saído uma criança menos assustada caso Lindbergh não tivesse chegado à Presidência ou se eu não fosse filho de judeus”.
Philip Roth

Imagine que em 1940 é eleito Presidente dos Estados Unidos Charles Lindbergh, um herói americano que, em 1924, realizou o primeiro voo entre Nova Iorque e Paris. Um homem adorado por todos: piloto corajoso; marido dedicado; pai extremoso; famoso; rico; cobiçado. Os pais queriam-no para seu filho; os filhos, para seu pai. As esposas para seu marido; os maridos apenas poderiam sonhar em ser tão desejados. Um verdadeiro herói nacional, adulado por toda uma nação.
Paralelamente, Lindbergh era também um fervoroso adepto das ideias antissemitas; simpatizante do regime nazi, líder do movimento America First, profundamente nacionalista e defensor de uma política de não-intervenção na Segunda Grande Guerra.
O que teria sucedido aos Estados Unidos? Quem teria vencido a Segunda Guerra Mundial? O que teria acontecido aos judeus naquele país (1 milhão de almas)? Que história teria sido contada?
Esta distopia foi imaginada por Philip Roth no livro cujo título, na tradução portuguesa, dá nome a este artigo. Atualmente, vivemos um tempo em que a realidade ultrapassa largamente a ficção. Existem semelhanças assustadoras entre o que se passa nos Estados Unidos, sob a presidência de Trump, e a narrativa literária de Roth. As ideias, os tiques, o populismo; a demagogia; a segregação, a xenofobia, o divisionismo; a prepotência: todo o pesadelo imaginado parece estar a ganhar forma. O que faria aterrorizar o menino Roth do livro! E nos devia deixar a todos apavorados!

Racismo e preconceito
O assassinato de George Floyd fez despertar consciências por todo mundo e voltou a chamar a atenção para a temática do racismo. De facto, nas sociedades ocidentais mantêm-se práticas racistas e o preconceito racial não foi expurgado nem do espaço público, nem da convivência social, nem sequer das consciências individuais. Há pessoas, há muitas pessoas racistas!
Contudo, creio que esta onda de indignação geral nasce de um erro de interpretação. Não sei se Dereck Chauvin é racista. Sei apenas que é um assassino. Ele não matou um preto, ele matou uma pessoa. Nos terríveis vídeos que vi, não alvitrei qualquer motivação racial para o crime. George Floyd é negro, mas nada indica que a cor de pele tenha sido a causa pela qual foi assassinado. O desprezo pela vida humana revelado pelo seu verdugo leva a crer que a cor de pele, ou a ascendência, ou a religião, não é definitivamente determinante para o homicídio e para o homicida.
Porque introduzo esta ideia? Porque também é tempo de percebermos que nas nossas sociedades não existem apenas racistas brancos. Há racistas de todas as cores. Muitas das manifestações que assistimos contra o racismo estão pejadas de racistas, de supremacistas, de preconceituosos. Em Portugal, isso começa logo com Mamadou Ba, dirigente do SOS-Racismo, que não perde uma oportunidade para revelar o preconceituoso, o generalizador demagogo, o populista de raça que é. Ora, se não queremos falar da “raça” ou da cor de pele de criminosos - e bem! -, para não generalizar e gerar preconceito para com determinadas comunidades, era bom que no assassinato de George Floyd não se visse um branco a matar um negro. O que se vê ali é um assassinato e deve ser julgado enquanto isso. Vê-se ali abuso de poder, violência policial e indiferença pela vida humana de uma pessoa para com a outra. Nem todos os crimes perpetrados por brancos contra negros têm origem racista. Quase nenhum tem. Tal como a maioria dos crimes perpetrados por negros contra brancos não têm a sua origem na cor de pele.
Que se lute pelos direitos de todas as pessoas e que se lute contra o racismo ou qualquer outra forma de preconceito. Mas que essa luta não sirva para gerar mais preconceito, violência e divisionismo. O que parece estar a acontecer. É caso para dizer que o que começa torto…

https://www.jm-madeira.pt/opinioes/ver/3854/Conspiracao__contra_a_America

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ELOGIO DA LOUCURA*

Ama porque é lento